Ser um profissional completo é algo que está sendo cada vez mais exigido pelo mercado de trabalho. Profissionais com formação nos cursos de marketing digital e mídia digital acabam saindo na frente dentro da área.
Segundo matéria da Revista Exame, o varejo virtual lucrou, apenas no primeiro trimestre de 2021, mais de R$ 35,2 bilhões. Com a alta do mercado digital, também cresce o faturamento dos profissionais em marketing digital.
Caso queira fazer parte dessa área, prossiga com a leitura do artigo e conheça mais sobre o marketing digital para iniciantes!
Antes de tudo, o que são os cursos de marketing digital e mídia digital?
“Se a internet fosse de fato um lugar, estaria começando a parecer cada vez menos uma biblioteca e cada vez mais um rio.” (Peter da Vanzo)
O marketing digital se trata de um conjunto de técnicas digitais de publicidade e propaganda baseado em dois pilares: otimização das vendas e adaptação da propaganda aos gostos e preferências dos clientes.
Já as mídias digitais são todos os canais pelos quais ocorrem a comunicação social, como sites, portais, redes sociais, revistas, rádios e canais digitais. Os profissionais que se formam em ambos os cursos se tornam aptos a realizar toda a comunicação digital.
O curso de marketing digital apresenta 4 lições, que contabilizam no total 42h de carga horária:
- Marketing digital I;
- Marketing digital II;
- Google Adwords;
- YouTube.
Já o curso de mídias digitais apresenta 64h de carga horária, que se distribui em 4 lições:
- Photoshop Essencial;
- Photoshop Avançado;
- Adobe Premiere;
- Adobe After Effects.
O que se aprende nos cursos de marketing digital e mídia digital?
O curso de marketing digital abrange todo o conhecimento acerca de vendas de produtos e serviços pela internet, principalmente nas mídias digitais. Alguns dos conceitos que são recorrentes no marketing digital para iniciantes são:
- Automação de processos;
- Inbound marketing ou marketing de atração;
- Desenvolvimento de personas;
- Criação de conteúdo (marketing de conteúdo);
- Leitura de métricas;
- SEO;
- Geração de leads (potenciais clientes);
- E-mail marketing;
- Uso das ferramentas digitais.
Já o curso de mídias digitais pode abordar a comunicação digital, programação, design gráfico[1] , design de interface digital, 3D e edição de vídeo. Criação de links patrocinados e comerciais no YouTube são algumas das habilidades adquiridas por esses profissionais.
Qual é o mercado para os profissionais de marketing digital e mídia digital?
Segundo pesquisa realizada pela Opinion Box, a frequência das compras online aumentou 71% no último ano. Muitas pessoas que começaram a comprar online, pretendem continuar dessa forma.
Sendo assim, o mercado para o marketing digital está bastante aquecido. Em outra pesquisa, realizada pelo IBGE, 82,7% dos domicílios brasileiros possuem acesso à internet, ou seja, há mais pessoas consumindo conteúdo digitalmente.
Dessa maneira, há mercado de trabalho para todos os profissionais em marketing digital e mídia digital. Com a formação dupla, o profissional atende ao público mais exigente.
Qual é o salário para os profissionais de ambas as áreas?
O salário de um profissional de marketing varia conforme o seu foco de atuação. Um analista de marketing digital recebe, em média R$ 3.336, podendo chegar a receber R$ 8.349. Já o salário do gerente de marketing varia entre R$ 6.102 e R$ 10.176.
Já a remuneração média para quem realiza marketing com mídia digital fica próximo de R$ 2.006. Contudo, é importante lembrar que os valores podem ser ainda maiores se for o dono do próprio negócio.
Por que deve fazer os cursos de marketing digital e mídia digital?
Por que investir na carreira de marketing digital e se profissionalizar nas mídias digitais? Os motivos para essa formação dupla são muitos e você vai conhecer alguns deles agora!
São amplas as oportunidades de trabalho
Com a maior força do comércio digital, o que não faltam são oportunidades para os profissionais formados no curso de marketing digital. O mesmo vale para os formados no curso de mídias digitais, que engloba campos de atuação como:
- Empresas de marketing;
- Órgãos públicos;
- Instituições de ensino;
- Produção de conteúdo digital;
- Produção de jogos digitais;
- Agências de publicidade e propaganda;
- Empresas de tecnologia;
- Institutos e centros de pesquisa;
- Empresas em geral.
Ao combinar mídia digital com marketing, o que não faltará é oportunidade de trabalho!
É uma oportunidade maior de conhecimento
Nos cursos, você entende o marketing digital para iniciantes e avançado e também como lidar com as mídias digitais. Isso permite uma formação mais completa, que te torna mais capacitado e informado para qualquer função.
Dessa maneira, você vira um profissional muito mais requisitado no mercado.
São cursos que fazem parte da cultura de inovação
Novidades na internet (ou sobre ela) surgem a todo momento – e ao fazer parte da mídia digital com marketing, você tem mais contato com isso. Dessa maneira, você sai na frente em relação aos outros profissionais por ter uma proximidade maior com as inovações.
Permitem uma rede de contatos maior
Marketing e mídia digital são dois cursos que promovem a construção mais fácil das redes de contatos. Considerando que relações são tudo no mercado de trabalho, isso significa uma maior facilidade para promover negócios e fechar vendas.
Onde fazer os cursos de marketing digital e mídia digital?
Na Microlins Goianinha, ambos os cursos são oferecidos para os futuros profissionais do marketing. Eles focam naqueles que nunca tiveram contato com essa área e também naqueles que buscam se reinventar no cargo.
Os cursos de marketing digital e mídia digital são pensados para os que querem se manter competitivos, seja como funcionário ou chefe. Aproveite logo que as matrículas estão abertas para garantir a sua vaga!